domingo, 12 de maio de 2013

O Progresso - 08.05.13


BOLICHE EM FOCO

Gilson DD Mar (*)


O BOLICHE É ESPORTE SIM
Abaixo transcrevo a opinião de um dos maiores esportistas brasileiros, Márcio Vieira:
“O boliche preenche todos os requisitos necessários para ser considerado um esporte mais do que muitos dos ‘reconhecidos’ olimpicamente. É necessário um certo ‘dom’, muita coordenação olhos-mão, tempo de movimentos cadenciados e inter relacionados entre a parte superior e inferior do corpo, mente estratégica, perseverança e nervos para momentos de decisão. Além do mais seus resultados são medidos dentro de uma mesma competição por contagens matemáticas e inequívocas, nada comparado a observações implícitas como em saltos ornamentais, patinação no gelo, ginástica rítmica, etc.
O estereótipo do lazer de fim de semana, cerveja x boliche x batata frita pode não ajudar, mas o jogador federado de boliche é por todos os critérios um verdadeiro atleta.”

BOLICHE PARA ESTUDANTES
Na opinião da Psicóloga Rosamaria S. Leivas, o boliche é um esporte recomendado aos estudantes, pois traz uma série de benefícios que poderão até influenciar num melhor desempenho escolar. Contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, do esquema corporal, da socialização e integração, além de propiciar entretenimento e prazer.
Tem a vantagem de poder ser praticado por diferentes pessoas, não importando a idade, o peso ou a altura.
Assim, o aluno que não tenha um corpo privilegiado para um determinado esporte, no boliche ele se sentirá perfeitamente apto a praticá-lo, pois este não exige um "padrão atlético".

PORQUE A BOLA FAZ CURVA?
Vejo muita gente tentando fazer curva com a bola de boliche, girando a mão. Está errado, e pode se machucar. A bola que faz curva é uma bola especial, utilizada pelos atletas que jogam com bola reativa, geralmente importada dos EUA e adquirida pelo próprio atleta. Esta bola é diferente. A grosso modo, podemos dizer que tem um lado mais pesado que o outro, e com a combinação de saque e níveis de óleo na pista, ela reage e faz curva, ao contrário da bola que é normalmente oferecida pela casa, que chamamos de “house ball”. Portanto, não force o giro da mão. Mais fácil perguntar para alguém que esteja jogando o chamado “finger”.

TOP 5 - RANKING ESTADUAL
Após o Campeonato Estadual Individual, realizado no dia 28 de abril, atualizamos o ranking de Mato Grosso do Sul. Os top 5 são no masculino Reginaldo Morel (312 pontos), Hedio Liebich (297 pontos), Helio de Freitas (289), Francisco Bonacina (275) e Mário Testa (247). No feminino Marlene Bonacina (334 pontos), Janete Radai (214), Ana Cristina (209), Solange Liebich (202) e Lira Corazza (192).

CURIOSIDADES
O Boliche é o 2º esporte mais praticado no mundo, com mais de 100 milhões de atletas, perdendo apenas para o futebol. O Clube de Boliche Dourados é o atual Campeão Brasileiro da Taça Brasil de Clubes. O Brasil tem 296 centros de boliche, entretanto apenas 27 são oficiais para a prática de campeonatos reconhecidos pela Federação Internacional. No Mato Grosso do Sul existem 4 centros, sendo 2 em Dourados, 1 em Campo Grande e 1 em Corumbá.
INICIATIVA
No mês passado a Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá (PR) realizou o 3º Campeonato de Boliche para Idosos e contou com a participação de 430 atletas. Uma ótima iniciativa!

BLOG FEDERAÇÃO
Fotos, resultados, ranking, regulamentos e matérias sobre boliche podem ser acessadas no blog da FBolMS: http://fbolms.blogspot.com.


(*) Presidente da Federação de Boliche de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário